// inicio

Objetivos

Transferência efetiva das tecnologias inovadoras desenvolvidas no Projecto para as empresas da região Galiza/Norte de Portugal com responsabilidades no âmbito da segurança alimentar.
Consolidar a cooperação entre todos os elementos da cadeia de valor agro-alimentar para a geração e partilha comum de novas competências e tecnologias inovadoras.


Estratégias

Criação de uma rede transfronteiriça de cooperação institucional, catalisadora de sinergias entre centros de investigação e o tecido empresarial, capaz de promover impactos significativos nas diferentes áreas correlacionadas com a segurança alimentar. Através do intercâmbio e avaliação conjunta de informações, essa rede deverá constituir um suporte para as tomadas de decisão a nível da gestão da segurança alimentar, nos seus variados domínios: sistemas de qualidade, normas HACCP, rastreabilidade, etc.


Resultados Esperados

Implementação de forma sustentável de tecnologias de vanguarda nas empresas transfronteiriças do sector agro-alimentar, mediante a aplicação industrial do conhecimento gerado, permitindo uma resposta mais célere e eficaz às diferentes solicitações do mercado. Por outro lado, as tecnologias desenvolvidas deverão incrementar os níveis de segurança alimentar em toda a cadeia de valor, fundamentalmente através da prevenção de riscos. No final do projecto, dispor-se-á de novas metodologias rápidas e eficazes para a detecção de contaminantes e alergénios, o que facilitará a implementação de medidas oportunas para garantir a segurança alimentar da população, prevenindo o acesso dos consumidores a produtos não aptos e, dessa forma, evitando crises alimentares.